terça-feira, 21 de junho de 2011

dia do meio ambiente

Todo dia é dia do Meio Ambiente

Empresas dão exemplo de sustentabilidade. Até a moda vem se inspirando no tema
O consumidor nunca esteve tão atento às ações sustentáveis como agora. No mês de junho comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente, mas as pessoas vêm percebendo que todo dia é dia de cuidar do planeta.
Isso porque a natureza tem dado o grito de socorro. Essa cultura tende a disseminar na hora de escolher o que levar para casa seja em qualquer setor do comércio, indústria ou serviço.
De acordo com o presidente da CDL Uberlândia, Celso Vilela, a sustentabilidade não é uma questão de opção, mas de necessidade. “Responsabilidade social e sustentabilidade são palavras que remetem a ação e a empresa que não for sustentável tende a desaparecer do mercado. É uma questão de tempo”, alerta Celso.
A loja de moda Rio, Overend, localizada no Center Shopping, dá o exemplo. O empresário Danilo Alves conta que o tema da coleção de inverno da loja é Keepers of the Sea, que em português se traduz “Guardiões do Oceano”. Do nome ao produto tudo é integralmente baseado no conceito de preservação ambiental. E vai além, uma vez que a loja oferece muitas peças em algodão orgânico. “Sua origem é certificada da plantação à fiação, tendo sido cultivado em solo livre de produtos químicos, há pelo menos três anos, e tratado apenas com adubos naturais”, explica.
Outra preocupação da Overend é com relação a como o consumidor vai levar o produto para a casa. “Temos ecobags, em design atual e moderno justamente para incentivar nos consumidores o hábito de deixarem de usar as sacolas plásticas. Ela é bonita e pode ser utilizada como uma bolsa”.
Danilo diz ainda que a franquia Overend tem adotado medidas de substituição de materiais e processos visando a sustentabilidade. “Como o uso de estamparia é crescente, as tintas usadas são à base de água. Quando se fala em lavanderia, optamos pelo uso de enzimas e fricção natural. Para nos comunicar, nada de muito papel. Tudo é eletrônico, inclusive o arquivamento de documentos”, revela.
Incentivo
Quando se fala em incentivo à responsabilidade sócio ambiental, a CDL Uberlândia abre as portas para as empresas que vêm se adequando às mudança de mercado. Com o projeto Empresa Cidadã, a entidade busca mediar soluções em práticas sustentáveis e fazer parcerias. Uma delas já foi firmada. A coordenação do instituto de Engenharia Ambiental da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), junto com a CDL vai ajudar as empresas a formatar projetos. “Estagiários do curso de Engenharia Ambiental vão nas empresas fazer o diagnóstico para averiguar se fazem alguma ação sustentável e ajudá-las a implantar, capacitando-as por meio de palestras, workshop, seminários", conta a coordenadora da Fundação CDL, Bania Poli.
Com caráter de promoção da sustentabilidade, o projeto Empresa Cidadã, agora com nova versão, também premiará não apenas as grandes empresas, mas também as micro e pequenas. “O objetivo do projeto é beneficiá-las com ações e projetos sociais, incentivos e capacitação, dando condições de contribuir para um mundo mais sustentável. As entidades do terceiro setor e pessoas físicas também serão beneficiadas com o prêmio e as ações do projeto. Precisamos reconhecer quem realmente faz responsabilidade social”, destaca Bania.
A CDL Uberlândia também contribui para um mundo melhor. As lâmpadas mercuriais são corretamente descartadas nos pontos próprios. O descarte de lâmpadas mercuriais, eletroeletrônicos, pilhas, baterias, garrafas, embalagens PET e até óleo de cozinha devem ser destinados às associações de bairro, Conselho de Entidades Comunitárias, Ecopontos e galpão (rua Dolomita, s/n, bairro Dona Zulmira).

Nenhum comentário: