terça-feira, 4 de outubro de 2011

São Francisco de Assis, padroeiro da ecologia!

O dia 4 de outubro é dedicado à São Francisco de Assis, padroeiro da Ecologia. Em todo o mundo, frades franciscanos celebram o dia dedicado ao santo, que em vida queria ser cavaleiro.

Giovanni di Pietro di Bernardone, filho de comerciantes italianos, nasceu em 5 de julho de 1182, em Assis, na Itália. Era jovem irrequieto e amante da vida mundana, mas tinha um bom coração. Certo dia se converteu à vida religiosa e seu exemplo de humildade fortaleceu e fez nascer uma nova fase na igreja.
“São Francisco, não só tem essa intimidade com Cristo, tanto é que ele recebeu as chagas, mas é lembrado pelo jeito dele enfrentar, na sua época, a sociedade vigente no Século IV. São Francisco despojou-se de tudo. Uma de suas frases famosas é: ‘Comecemos tudo de novo, porque até agora, nada foi feito!’, E ele sempre estava recomeçando.”, comentou o Cônego Francisco Euzébio, ‘Padre Chiquinho’, pároco da igreja de Nossa Senhora de Fátima, em Pindamonhangaba.

O vínculo São Francisco das Chagas com a Ecologia vem de um poema que escreveu dois anos antes de morrer. Já cego e bastante debilitado, o frade franciscano escreveu o Cântico do Irmão Sol, onde anunciava a importância de se reverenciar a Natureza e todos os seus elementos. Pra ele, o homem é ser integrado a tudo o que o rodeia, e precisava entender, que bichos, pássaros, árvores, astros, tudo, são vinculados.
No Vale do Paraíba, São Francisco das Chagas é padroeiro da cidade de Taubaté.
  
 
  
    



Autora: Carolina

Nenhum comentário: