sexta-feira, 28 de outubro de 2011

DIA NACIONAL DO LIVRO



Hoje comemoramos o dia nacional do livro. Essa data é comemorada em 29 de outubro, pois foi uma homenagem a fundação da Biblioteca Nacional em 1810.
Você sabia que na Idade Média os livros eram feitos a mão e produzidos por monges que usavam tinta e bico de pena para escrever os textos? Um livro pequeno levava meses para ficar pronto. Imaginem só se não tivéssemos todos os recursos avançados que temos hoje para produzir os livros? Com toda a tecnologia que temos hoje, por maiores que sejam eles ficam prontos rapidamente.
O livro é um meio muito importante para adquirir conhecimento, e contribuir com o desenvolvimento da nossa linguagem e escrita. Além de ser muito gostoso ler! Hoje temos livros de todos os temas, assuntos, histórias, e idades. Escolha o seu preferido e comemore esta data, lendo um bom livro!
Postado por: Mariana

Campanha Outubro Rosa

O Centro Materno Infantil de Santiago, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde e Prefeitutra Municipal, aderiu a última semana de outubro para intensificar as ações de prevenção, e conscientização das pessoas sobre os alarmantes números do câncer de mama, promovendo a Campanha Outubro Rosa.
Surgindo há mais de dez anos nas cidades de Yuba e Lodi, na Califórnia, o Outubro Rosa foi o mês escolhido para a luta contra o câncer de mama, um esforço mundial para conscientizar e mobilizar a sociedade para o combate à doença.Desde então vários outros países vêm aderindo ao movimento. No Brasil, durante todo o mês, diversos eventos vão colorir de cor-de-rosa importantes pontos do país para alertar a população sobre a importância da mamografia periódica para todas as mulheres com mais de 40 anos e do diagnóstico precoce, ressaltando que o exame mamográfico é o melhor meio para detectar tumores ainda em fase inicial, possibilitando a cura em até 95 % dos pacientes.
Na próxima quarta-feira, dia 28, em frente ao Centro Materno Infantil, das 10 às 12 horas, serão entregues folders informativos , os carros serão adesivados com o slogan da campanha, música e oferta para a livre demanda de exames pelo SUS de mamografia para mulheres que nunca fizeram e que tenham mais de 40 anos de idade. O monumento escolhido na cidade para estar iluminado das 21 hs até a 1 hora da manhã foi a Santa localizada na praça central, ela seguirá iluminada a partir de hoje, segunda-feira, até quinta-feira, dia 29 de outubro.

Postado por: Mariana

Dia do funcionario público

No dia 28 de outubro comemora-se o dia do funcionário público. A data foi instituída no governo do presidente Getúlio Vargas, através da criação do Conselho Federal do Serviço Público Civil, em 1937.

Em 1938 foi fundado o Departamento Administrativo do Serviço Público do Brasil, onde esse tipo de serviço passou a ser mais utilizado.
As leis que regem os direitos e deveres dos funcionários que prestam serviços públicos estão no decreto nº 1.713, de 28 de outubro de 1939, motivo pelo qual é o dia da comemoração desse profissional.
Em 11 de dezembro de 1990, foi publicado o novo Estatuto dos Servidores Públicos Civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais, a Lei nº8112, alterando várias disposições da antiga lei, porém os direitos e deveres desses servidores estão definidos e estabelecidos na Constituição Federal do Brasil, além dos estatutos das entidades em que trabalham.
Os serviços públicos estão divididos em classes hierárquicas, de acordo com os órgãos dos governos, que podem ser municipais, estaduais ou federais. Os serviços prestados podem ser de várias áreas de atuação, como da justiça, saúde, segurança, etc.
Para ser servidor público é preciso participar de concursos e ser aprovado no mesmo, garantindo assim a vaga enquanto profissional. O bom desse tipo de trabalho é que o servidor tem estabilidade, não pode ser dispensado de suas funções. Somente em casos extremos, em que se comprove a falta de idoneidade de um funcionário público, é que o mesmo é afastado de seu cargo.
Os salários dos funcionários públicos são pagos pelos cofres públicos, dependendo da localidade. Se for municipal, são pagos pelas prefeituras; se estadual, pelos governos estaduais; e se federal, pagos pelos cofres da União.
Os servidores públicos devem ser prestativos e educados, pois trabalham para atender a população civil de uma localidade. É comum vermos pessoas reclamarem dos serviços públicos, da falta de recursos dos mesmos, falta de profissionais para prestar os devidos atendimentos ou até mesmo por estes serem mal educados e ríspidos com a população. É bom enfatizar que esses profissionais lidam com o que é público, ou seja, aquilo que é de todas as pessoas. Portanto, ganham para prestar serviços a toda comunidade.

Postado por : Mariana

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Cara droga

Cara droga, queremos que você nos ouça agora.
Queremos que você nos conheça, saíba quem somos, o que fazemos,
como nos comportamos na vida. Depois de entrar em contato, você
verá a nossa sabedoria. Temos nome e sobrenome, certo.
Temos vários amigos.Todos aqueles que se aproximam de nós
conseguimos cativar e mesmo quando não fazemos elogios. Nós
os deixamos cativados, alegres e bem humorados.Os que nos tomam
como amigos são aqueles de coração puroe amados por todos, que se
sentem bem, e que procuram em nós conselhos amigos, principalmente
os que nos conhecem, pois nossos conselhos são sábios e verdadeiros.
Um dos nossos contatos preferidos são os dos nossos pais. Através deles
conseguiremos construir o alicerce das nossas vidas.Atravessaremos desafios,
medos e curiosidades.Passaremos por tudo isso deixando saúdade, enquanto
nós alcansamos nossas metas você fica para trás.
Através de nossas metas,conseguiremos  atingir os nossos
objetivos e ficaremos mais fortes. Com nossas atitudes chegaremos ao alto,
atitude é a razão.No fim conseguiremos ser o que sempre sonhamos, ou melhor,
o que não sonhamos.Você não terá enspaço em nossas vidas.
Já lhe contamos nossa história onde não há lugar para você.
Estamos prontas para viver a vida.

Atenciosamente
Duas jovens.


Autoras: Carolina e Mariana




Carta a um jovem...

Trabalho de produção textual: Reescreva a carta, respondedo a.


Carta a um jovem

Caro Jovem, quero que você me ouça antes de me usar. Eu quero que você me conheça, que saiba quem sou, o que faço, como me comporto dentro das pessoas, como você irá se sentir depois do meu contato, da minha ilusão. Eu não tenho nome certo nem sobrenome. Sou batizada a toda hora e a todo instante por aqueles que me usam. Não tenho amigos pois todos aqueles que se aproximam de mim eu consigo destruir, e quando não o faço completamente eu os deixo sem miolo, sem coração e sem pensamento. Os que me tomam como companheira são aqueles de coração amargurado, abandonados por todos, aqueles que se sentem só e que procuram em mim uma fuga para os problemas, principalmente os que me desconhecem, pois minha fuga é passageira e dolorosa. Um dos meus contatos preferidos são as veias. Através delas eu consigo mergulhar no seu sangue que me levará a uma viagem por todo seu corpo. Atravesso seus membros, canais e artérias. Passo pelo seu sistema nervoso deixando aí a minha marca, e enquanto eu passeio, você vive as ilusões mais caras que alguém pode viver. Através desse rio de sangue eu consigo atingir o cérebro e aí a minha marca é mais forte, pois, no cérebro eu vou roubar o pensamento, a memória e a razão. Por fim descerei até o coração e você virá saber realmente quem eu sou ou melhor, não vai dar tempo para isso, pois você já estará morto. Pronto, já lhe contei a minha história, e você quiser a minha ajuda me procure. Estou pronta para tirar a sua paz, sua liberdade e sua vida. Atenciosamente, droga.


Postado por: Carolina

terça-feira, 18 de outubro de 2011

POR QUE 18 DE OUTUBRO É O "DIA DOS MÉDICOS"

O dia 18 de outubro foi escolhido como "dia dos médicos" por ser o dia consagrado pela Igreja a São Lucas. Como se sabe, Lucas foi um dos quatro evangelistas do Novo Testamento. Seu evangelho é o terceiro em ordem cronológica; os dois que o precederam foram escritos pelos apóstolos Mateus e Marcos. Lucas não conviveu pessoalmente com Jesus e por isso a sua narrativa é baseada em depoimentos de pessoas que testemunharam a vida e a morte de Jesus. Além do evangelho, é autor do "Ato dos Apóstolos", que complementa o evangelho.
Segundo a tradição, São. Lucas era médico, além de pintor, músico e historiador, e teria estudado medicina em Antióquia. Possuindo maior cultura que os outros evangelistas, seu evangelho utiliza uma linguagem mais aprimorada que a dos outros evangelistas, o que revela seu perfeito domínio do idioma grego.
São Lucas não era hebreu e sim gentio, como era chamado todo aquele que não professava a religião judaica. Não há dados precisos sobre a vida de S. Lucas. Segundo a tradição era natural de Antióquia, cidade situada em território hoje pertencente à Síria e que, na época, era um dos mais importantes centros da civilização helênica na Ásia Menor. Viveu no século I d.C., desconhecendo-se a data do seu nascimento, assim como de sua morte.
Hincerteza, igualmente, sobre as circunstâncias de sua morte; segundo alguns teria sido martirizado, vítima da perseguição dos romanos ao cristianismo; segundo outros morreu de morte natural em idade avançada. Tampouco se sabe ao certo onde foi sepultado e onde repousam seus restos mortais. Na versão mais provável e aceita pela Igreja Católica, seus despojos encontram-se em Pádua, na Itália, onde há um jazigo com o seu nome, que é visitado pelos peregrinos.
Não há provas documentais, porém há provas indiretas de sua condição de médico. A principal delas nos foi legada por São Paulo, na epístola aos colossenses, quando se refere a "Lucas, o amado médico" . Foi grande amigo de São Paulo e, juntos, difundiram os ensinamentos de Jesus entre os gentios.
Outra prova indireta da sua condição de médico consiste na terminologia empregada por Lucas em seus escritos. Em certas passagens, utiliza palavras que indicam sua familiaridade com a linguagem médica de seu tempo. Este fato tem sido objeto de estudos críticos comparativos entre os textos evangélicos de Mateus, Marcos e Lucas, e é apontado como relevante na comprovação de que Lucas era realmente médico. Dentre estes estudos, gostaríamos de citar o de Dircks,  que contém um glossário das palavras de interesse médico encontradas no Novo Testamento.
A vida de São Lucas, como evangelista e como médico, foi tema de um romance histórico muito difundido, intitulado "Médico de homens e de almas", de autoria da escritora Taylor Caldwell. Embora se trate de uma obra de ficção, a mesma muito tem contribuído para a consagração da personalidade e da obra de Sao Lucas.
A escolha de São Lucas como patrono dos médicos nos países que professam o cristianismo é bem antiga. Eurico Branco Ribeiro, renomado professor de cirurgia e fundador do Sanatório S. Lucas, em São Paulo, é autor de uma obra fundamental sobre São Lucas, em quatro volumes, totalizando 685 páginas, fruto de investigações pessoais e rica fonte de informações sobre o patrono dos médicos. Nesta obra, intitulada "Médico, pintor e santo", o autor refere que, já em 1463, a Universidade de Pádua iniciava o ano letivo em 18 de outubro, em homenagem a São Lucas, proclamado patrono do "Colégio dos filósofos e dos médicos".A escolha de São. Lucas como patrono dos médicos e do dia 18 de outubro como "dia dos médicos", é comum a muitos países, dentre os quais Portugal, França, Espanha, Itália, Bélgica, Polônia, Inglaterra, Argentina, Canadá e Estados Unidos. No Brasil acha-se definitivamente consagrado o dia 18 de outubro como "dia dos médicos".
postado por: Mariana e Carolina

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Professor o alicerce do conhecimento

Professores mestres queridos, parabenizo vocês. São educadores guerreiros dedican -se por inteiro
a vida proficional. Nas aulas nos dão o conhecimento que é a base para o nosso futuro, cada conteúdo é uma lição.
pois querem tranformar o aluno num grande e bom cidadão, sua arma é o saber e com muita diciplina voltando sempre ao aprender.Obrigada por nos incentivar a crescer a cada dia. Desculpa pelas vezes que nós atrapalhamos e por não prestar atenção... Mas no futuro vocês vão ver que tudo isso valerá a pena.
Obrigada por tudo e desculpa por tudo. FELIZ DIA DOS PROFESSORES!

Autora: Carolina

Como surgiu o dia do professor.

Você sabe como surgiu o Dia do Professor?


O Dia do Professor é comemorado no dia 15 de outubro. Mas poucos sabem como e quando surgiu este costume no Brasil.
No dia 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Tereza D’Ávila), D. Pedro I baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”. Esse decreto falava de bastante coisa: descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. A idéia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima - caso tivesse sido cumprida.
Mas foi somente em 1947, 120 anos após o referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia dedicado ao Professor.
Começou em São Paulo, em uma pequena escola no número 1520 da Rua Augusta, onde existia o Ginásio Caetano de Campos, conhecido como “Caetaninho”. O longo período letivo do segundo semestre ia de 01 de junho a 15 de dezembro, com apenas 10 dias de férias em todo este período. Quatro professores tiveram a idéia de organizar um dia de parada para se evitar a estafa – e também de congraçamento e análise de rumos para o restante do ano.
O professor Salomão Becker sugeriu que o encontro se desse no dia de 15 de outubro, data em que, na sua cidade natal, professores e alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização. Com os professores Alfredo Gomes, Antônio Pereira e Claudino Busko, a idéia estava lançada, para depois crescer e implantar-se por todo o Brasil.
A celebração, que se mostrou um sucesso, espalhou-se pela cidade e pelo país nos anos seguintes, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto definia a essência e razão do feriado: "Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias".
Fontes:
Site www.diadoprofessor.com.br
Site www.unigente.com
postado por: Mariana

O Lucas também vira criança

Programação para o Dia da Criança - 10 a 14/10:
2ª feira: dia dos brinquedos e sessão pipoca.
3ª feira: brincadeiras e cachorro - quente
5ª feira: teatro: Socorrendo o meio ambiente e show de talentos
6ª feira: piquenique no Parque Zampereti.


 
Postado por: Mariana e Carolina
 
Fonte: http://mentespensantesmentesbrilhantes.blogspot.com/

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Reforço com professor Elizeu.

Nessa segunda dia 10/10,  alguns alunos estiveram na escola com professor Elizeu estágiario de matemática que se disponibilizou a ir a escola para esclarecer dúvidas para o teste do dia 13/08 sobre triângulo retângulo.




Autora: Mariana

Palestra sobre sexualidade.

Nessa segunda dia 10/10, tivemos na escola uma palestra sobre sexualidade, com as tecnicas de enfermegem da Uri e sua professora, nos organizamos em grupos para ler e discutir o texto e depois debater com a turma e tambem fizemos perguntas que nos foram esclarecidas.


Autora: Mariana

Nossa Senhora Aparecida, padriera do Brasil


Ao longo dos séculos, a Virgem Maria tem se manifestado sobe a forma de visões, mensagens, pinturas e esculturas. A cada vez, o local e a circunstância em que se fez presente, Nossa Senhora recebeu um nome diferente. Mas a Virgem Maria é sempre uma só.

Maria é luz, é a mão carinhosa, o abraço protetor, o aconchego de mãe. Assim é a Maria Padroeira do Brasil, a Maria negra que, em pleno Brasil colonial e escravocrata, em 1717, "apareceu" na rede de três pescadores para provar que o seu coração, o coração de Nossa Senhora "Aparecida", tinha lugar para todos - fosse pobres ou ricos, negros, mulatos, índios ou brancos.
De lá para cá são quase trezentos anos de história.
A Padroeira - a história de Nossa Senhora Aparecida traz detalhes dessa fascinante trajetória, da rejeição à aceitação do culto à Virgem Maria negra, resgatando dos arquivos históricos fotos e documentos reais que aqui se unem às imagens da novela "A Padroeira", da Rede Globo.
O resultado é um dos mais lindos testemunhos da fé e do amor do Brasil pela sua Mãe Padroeira. Um amor tão intenso que foi capaz de ir contra tudo e todos, vencer os séculos e hoje iluminar toda uma nação.

Postado por: Mariana

Homenagen ao dia das crianças!


Entre a inocência da infância e a compostura da maturidade,há uma deliciosa criatura chamada criança.

Embora se apresentem em tamanho, pesos e cores sortidos, todas as crianças tem o mesmo credo: aproveitar cada minuto de todas as horas de todos os dias e protestar ruidosamente ( pois o barulho é sua única arma ) quando seu último minuto é decretado e os adultos os empacotam e os colocam na cama.
Crianças são encontradas em toda parte: em cima de, embaixo de, dentro de, subindo em, balançando-se no, correndo em volta de, pulando para...
As mães as adoram, irmãos e irmãs mais velhos assuportam, adultos as ignoram, o céu as protege.
Uma criança é a verdade com o rosto sujo, a beleza com um corte no dedo, a sabedoria com um chiclete no cabelo, a esperança do futuro com uma rã no bolso.
Quando você está ocupado, uma criança é uma conversa fiada, intrometida e amolante.
Quando você deseja que ela cause boa impressão, seu cérebro vira geléia ou ela se transforma numa criatura sádica e selvagem empenhada em destruir o mundo ao seu redor.
Uma criança é um ser híbrido: o apetite de um cavalo, a energia de uma bomba atômica de bolso, a curiosidade de um gato, os pulmões de um ditador, a imaginação de um Julio Verne, o retraimento de uma violeta, o entusiasmo de um bombeiro e quando se mete a fazer alguma coisa é como se tivesse cinco polegares em cada mão.
Gosta de sorvete, canivete, serrote, pedaços de pau, bichos grandes, dos pais, sábados, domingos e feriados e mangueiras d água.
Não é partidária do catecismo, escola, livros sem figuras, lições de música, colarinhos, barbeiros, agasalhos, adultos e "hora de dormir".
Ninguém se levanta tão cedo , nem chega tão tarde para o jantar.
Ninguém se diverte tanto com árvores, cachorros e mosquitos.
Ninguém é capaz de colocar num só bolso: um canivete enferrujado, uma maçã comida pela metade, um metro e meio de barbante, um saco plástico, dois chicletes, três moedas, um estilingue e fragmentos de substância ignorada.
Uma criança é uma criatura mágica; você pode mantê-la fora de seu escritório, mas não pode expulsá-la de seu coração.
Pode pô-la fora da sala de visitas, mas não pode tirá-la de sua mente.
Queira ou não, ela é seu captor, seu dono, seu patrão, um nanico, um saco de encrencas.
Mas, quando, à noite você chega em casa com suas esperanças e seus sonhos reduzidos a pedaços, ela possui a magia de soldá-los num segundo, pronunciando duas simples palavras: "alô papai, alô mamãe"....

Postado por: Mariana

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Como surgiu o Dia da Criança

O Dia das Crianças no Brasil foi "inventado" por um político. O deputado federal Galdino do Valle Filho teve a idéia de criar um dia em homenagem às crianças na década de 1920. Na década de 1920, o deputado federal Galdino do Valle Filho teve a idéia de
"criar" o dia das crianças. Os deputados aprovaram e o dia 12 de outubro foi
oficializado como Dia da Criança pelo presidente Arthur Bernardes, por meio do decreto nº 4867, de 5 de novembro de 1924.
Mas somente em 1960, quando a Fábrica de Brinquedos Estrela fez uma promoção conjunta com a Johnson & Johnson para lançar a "Semana do Bebê Robusto" e aumentar suas vendas, é que a data passou a ser comemorada. A estratégia deu certo, pois desde então o dia das Crianças é comemorado com muitos presentes!
Logo depois, outras empresas decidiram criar a Semana da Criança, para aumentar as vendas. No ano seguinte, os fabricantes de brinquedos decidiram escolher um único dia para a promoção e fizeram ressurgir o antigo decreto. A partir daí, o dia 12 de outubro se tornou uma data importante para o setor de brinquedos.



      

Autora: Carolina

Oba, é o dia da criança!

Todos nós voltams a ser criança neste dia tão divertido e especial.
Doze de outubro é marcado pelo dia das crianças, neste dia os pais
levam  os seus filhos para comprar tudo o que desejarem,
lhe dão brinquedos, doces e mais um pouco.
Porque simpelsmente é o dia deles.... Essa data
deveria ser para todos, crianças, adolescente, adultos e idosos.
Pois seremos eternamente crianças.





Autora: Carolina

Vandalismo na nossa escola

No dia 5 de outubro, nós estavamos passando na frente da escola.
Quando vimos o muro da escola pichado por vandalos
desconhecidos.A nossa escola não é a unica vitíma desse acondecido.

Autoras: Mariana e Carolina

Pichação é crime

 

Não existe uma cidade brasileira que não sofra de pichações. Essa prática passou a ser exacerbada a partir da década de 80 quando passou a ser encarada como diversão e disputa entre gangues das cidades. Em São Paulo, por ser a maior do país, ficou mais evidente a destruição, a ponto de não haver um muro limpo, antes da lei Cidade Limpa, aprovada na atual gestão.
Além das pichações, acentuou-se a utilização dos muros como meio de propaganda de tudo. Passou a ser um comércio e isso tornou as cidades verdadeiros corpos cobertos de tatuagens. Um espetáculo deprimente para os olhos de todos. Não existe prédio, muro, até igrejas e hospitais que escapem do vandalismo gratuito.
Como sempre, as autoridades só culpavam a má formação dos vândalos e passaram a chamar pichação de grafite. Mera forma de arte o que era pura sujeira. Um ou outro na propriedade de quem não autorizou, torna-se uma coisa só, que é a deterioração do patrimônio alheiro. Existem até locais com pedido para que não pichem, pois o proprietário contribui com determinada associação social, numa demonstração escancarada de rendição.
Na cidade de Campinas, interior de São Paulo, existe um comunicado na televisão com alerta de que pichação é crime.
Para deixar claro a todos, as autoridades deveriam ter esclarecido essa figura penal de dano, prevista no Código Penal de 1940, por todos os meios de comunicação. Está definido no artigo 163 “destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia”, com pena de detenção de um a seis meses e multa. Trata-se de pena muito branda, pois nenhum proprietário aceitaria como razoável ter sua casa deteriorada após uma pintura recente, a preferida desses vândalos, por essa punição insignificante.
Tamanho é o domínio dos bandidos, que não tem uma escola pública em São Paulo com muro limpo. Certa vez, indaguei à Secretaria de Educação do Estado como proceder para fotografar uma só escola limpa. Disseram-me que era com a Delegacia de Ensino, que repassou a cada escola. Ninguém quis assumir que não existia. É a rendição total do Estado brasileiro em todas as áreas sociais. Os pichadores fazem o que querem, destroem o que querem, sem nenhuma resistência, sem nenhum combate estatal. Ao menos poderiam colocar câmeras em locais mais visados, que os órgãos públicos conhecem muito bem. Mas nada foi feito de efetivo, prova disso é que as cidades estão detonadas, sem ninguém ter sido preso por isso. Por enquanto, fica o alerta de que, sem nenhuma dúvida, pichar é crime.

Autora: Mariana

Filme aos treze

No dia 5 de outubro, nossa turma teve uma tarde de entreterimento, com as pisicologas, tivemos um lanche partilhado, asistimos o filme aos treze, que relatou a história de uma adolescente problemática.

Autoras: Mariana e Carolina

terça-feira, 4 de outubro de 2011

São Francisco de Assis, padroeiro da ecologia!

O dia 4 de outubro é dedicado à São Francisco de Assis, padroeiro da Ecologia. Em todo o mundo, frades franciscanos celebram o dia dedicado ao santo, que em vida queria ser cavaleiro.

Giovanni di Pietro di Bernardone, filho de comerciantes italianos, nasceu em 5 de julho de 1182, em Assis, na Itália. Era jovem irrequieto e amante da vida mundana, mas tinha um bom coração. Certo dia se converteu à vida religiosa e seu exemplo de humildade fortaleceu e fez nascer uma nova fase na igreja.
“São Francisco, não só tem essa intimidade com Cristo, tanto é que ele recebeu as chagas, mas é lembrado pelo jeito dele enfrentar, na sua época, a sociedade vigente no Século IV. São Francisco despojou-se de tudo. Uma de suas frases famosas é: ‘Comecemos tudo de novo, porque até agora, nada foi feito!’, E ele sempre estava recomeçando.”, comentou o Cônego Francisco Euzébio, ‘Padre Chiquinho’, pároco da igreja de Nossa Senhora de Fátima, em Pindamonhangaba.

O vínculo São Francisco das Chagas com a Ecologia vem de um poema que escreveu dois anos antes de morrer. Já cego e bastante debilitado, o frade franciscano escreveu o Cântico do Irmão Sol, onde anunciava a importância de se reverenciar a Natureza e todos os seus elementos. Pra ele, o homem é ser integrado a tudo o que o rodeia, e precisava entender, que bichos, pássaros, árvores, astros, tudo, são vinculados.
No Vale do Paraíba, São Francisco das Chagas é padroeiro da cidade de Taubaté.
  
 
  
    



Autora: Carolina

domingo, 2 de outubro de 2011

Reação da natureza sobre o homem!

Nesta última sexta feira, dia 30 de setembro de 2011, em Santiago, aconteceu um grande temporal.
Que destelhou muitas casas, o vento forte,  que durou em cerca de 10 minutos,
fez grandes estragos e várias pessoas ficaram desabrigadas, sem água e luz.



Autora: Carolina

Primeiro de outubro, dia do idoso!

Poucos sabem que dia primeiro de outubro é o dia do idoso.
Deveria ter uma grande comemoração neste dia pois os idosos fazem parte do passado, eles são a nossa cultura viva.

                                                


Autora: Carolina