sexta-feira, 27 de maio de 2011

dia da solidariedade

DIA DA SOLIDARIEDADE


O DIA DA SOLIDARIEDADE foi instituído conforme Lei Estadual 11.693, de 2001, de autoria do Deputado Estadual Cézar Busatto, para disseminar o conceito de solidariedade, trabalhando para uma mudança cultural, estimulando a população a praticar ações em benefício de pessoas menos favorecidas.
MISSÃO
Desenvolver a cultura da solidariedade como instrumento de transformação social
OBJETIVOS
- Estimular o Rio Grande do Sul a mostrar e trocar experiências solidárias já implementadas nas diversas comunidades do Estado e que sirvam de exemplo para disseminação dessa prática
- Incentivar as empresas, instituições, sindicatos de trabalhadores e de educação, entidades de profissionais liberais e órgãos públicos a praticarem gestos de solidariedade
- Desenvolver ações de cidadania e solidariedade para o público em geral
COMITÊ DA SOLIDARIEDADE
O Comitê da Solidariedade é uma instância de articulação, que reúne representações dos três setores da sociedade, unidos para um objetivo comum, que é organizar o Dia da Solidariedade.
COMO FUNCIONA?
O Comitê realiza reuniões semanais com início em março de cada ano até a semana de realização do Dia da Solidariedade. Nestas reuniões são definidas quais ações os parceiros vão realizar no evento e como cada um pode colaborar nas diversas tarefas que envolvem toda a organização. As reuniões são realizadas nas dependências da CAIXA RS, instituição parceira do Comitê.
Possui um Grupo Gestor formado por representantes dos três setores, que baliza o andamento do grupo maior.
As ações são controladas pelos parceiros, pois apostamos na responsabilidade individual, por isso, optamos em ter o Comitê como uma instância de articulação não institucionalizada.
Todos são responsáveis pelo bom andamento dos trabalhos e pelo sucesso do evento. O tema que nos move e nos une, incentiva que cada um faça o seu melhor pelo bem geral. A confiança é construída ano a ano, com o sucesso das ações e o retorno do nosso público alvo.
A idoneidade dos parceiros também gera um ambiente de confiança e colaboração, entre todos. Temos um Grupo Gestor e uma Coordenação que administra de forma democrática e responde oficialmente pelo Comitê da Solidariedade.
Acreditamos que o Comitê seja um elo entre as instituições dos três setores. A parceria em prol do Dia da Solidariedade, cria um laço muito forte, fazendo com que todos se conheçam e se ajudem mutuamente, em ocasiões diversas.
O Comitê da Solidariedade é um articulador e estimulador da grande rede social que representamos, fazendo com que a sociedade em geral seja o grande beneficiário.
Todas as ações do Dia da Solidariedade são contabilizadas durante o evento e avaliadas posteriormente pelo grande grupo. Desta forma podemos ter uma visão do que aconteceu da forma prevista e avaliar de que forma podemos melhorar.
Desde 2003, oito edições já foram realizadas com absoluto sucesso. O volume de arrecadações, as ações solidárias e o grande público que comparece ao evento, não deixa dúvidas que o Dia da Solidariedade já está marcado na agenda dos gaúchos.

Nenhum comentário: